segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Postal: Aviso Pedro Nunes

Postal: Pedro Nunes Aviso
1955

Um aviso é um tipo de navio de guerra com diversas caraterísticas e funções. O termo "aviso" resulta da abreviação de barco de aviso.
A classe Pedro Nunes foi um modelo avisos de 2ª classe ao serviço da Marinha Portuguesa. Os navios da classe foram construídos no Arsenal de Marinha em Lisboa. A construção dos navios esteve inserida no Programa Naval Português da década de 1930.
Como avisos coloniais, os navios da classe foram projetados para operarem nos territórios do Império Colonial Português com a missão de defesa da soberania de Portugal. No final da década de 1950 e início da de 1960, os navios foram transformados em navios hidrográficos tendo-lhes sido retirado algum do armamento.
O NRP Pedro Nunes (de 2 da sua classe), foi construído em 1935 e transformado em 1959 passando a ostentar o número de amura A 528. Operou como navio hidrográfico até 1976.
Estando baseado na Guiné Portuguesa, como navio hidrográfico, o Pedro Nunes no entanto ainda realizou aí algumas missões de combate, incluindo o apoio de fogo às tropas portuguesas envolvidas na Guerra do Ultramar.

Sem comentários:

Enviar um comentário