O Vapor Malange foi construído em Inglaterra na firma Scott & Cº, de Greenock em 1889 para a Mala Real Portuguesa e passou a integrar a frota da Empresa Nacional de Navegação (ENN) em 1893, na sequência da falência do seu primeiro armador, juntamente com outros 3 navios semelhantes: «Loanda». «Rei de Portugal» e «Moçambique». Este navio (como os seus congéneres) serviu, essencialmente, nas carreiras que ligavam a metrópole às colónias de África. Em 1916, com a iminência da entrada de Portugal na Grande Guerra, foi requisitado pelas autoridades navais militares e transformado em unidade auxiliar da armada. Durante a 1ª Guerra Mundial efetuou transportes de tropas para França. Foi abatido ao efetivo militar e integrado na frota da Transportes Marítimos do Estado (TME). Foi vendido para demolição em Itália em janeiro de 1924.
Na sua função militar tinha as seguintes características:
DESLOCAMENTO   3 544 tons.
DIMENSÕES      110,7 * 12,8 * 10,7 metros
ARMAMENTO   2 peças de 120 mm; 2  de 76 mm; 2 de 47mm
PROPULSÃO   2 máquinas de E. T. de 2 300 H.P. - 2 veios = 16 nós
TROPAS:            1016 homens

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